Fichamento 2


Fichamento – Texto 2 – Capítulo Educação,páginas 166-170.
Para entender as mídias sociaisBianca Santana e Carolina Rossini. In: BRAMBILLA, A. (org).



As autoras conseguem exprimir em um texto sintético, idéias de forte impacto, na minha opinião.  De fato não são as ferramentas em si que provocam uma revolução na educação, e sim a forma que são implantadas. Efetivamente pode ocorrer uma revolução apenas com giz e lousa, como eu mesma vivenciei em minha experiência escolar, pois o amor pelo ensino de uma professora que tive, me marcou de tal maneira que passei o gostar daquela disciplina, que antes nem simpatizava.

Acredito verdadeiramente que a escola deva atualizar -se em conteúdo e ferramentas, promovendo a inclusão digital que é necessária para o desenvolvimento social e econômico. Porém não acredito que seja um simples fato de serem implantadas e sim como são, pois quando o desinteresse dos alunos é presente, a forma que são trabalhadas as ferramentas é que fará ressurgir o interesse.

Já o conteúdo, como citado pelas autoras, sendo uma produção aberta de material, traria benefícios tendo em vista a atualização constante desse material. Nos exemplos mencionados, como o da professora do Pará, haveria uma interação cultural muito maior do que a existente nos dias de hoje, alunos de todo o país reconheceriam sua própria cultura regional e se apropriariam de conhecimentos mais aprofundados de outras regiões, o que significa num vasto conhecimento sociocultural que o Brasil obtêm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário