Fichamento – Texto 2 – Capítulo Educação,páginas 166-170.
Para entender as mídias sociais – Bianca Santana e Carolina Rossini. In: BRAMBILLA, A. (org).
As autoras conseguem
exprimir em um texto sintético, idéias de forte impacto, na minha opinião. De fato não são as ferramentas em si que
provocam uma revolução na educação, e sim a forma que são implantadas.
Efetivamente pode ocorrer uma revolução apenas com giz e lousa, como eu mesma
vivenciei em minha experiência escolar, pois o amor pelo ensino de uma professora
que tive, me marcou de tal maneira que passei o gostar daquela disciplina, que
antes nem simpatizava.
Acredito verdadeiramente
que a escola deva atualizar -se em conteúdo e ferramentas, promovendo a
inclusão digital que é necessária para o desenvolvimento social e econômico.
Porém não acredito que seja um simples fato de serem implantadas e sim como
são, pois quando o desinteresse dos alunos é presente, a forma que são
trabalhadas as ferramentas é que fará ressurgir o interesse.
Já o conteúdo, como citado
pelas autoras, sendo uma produção aberta de material, traria benefícios tendo
em vista a atualização constante desse material. Nos exemplos mencionados, como
o da professora do Pará, haveria uma interação cultural muito maior do que a
existente nos dias de hoje, alunos de todo o país reconheceriam sua própria cultura
regional e se apropriariam de conhecimentos mais aprofundados de outras
regiões, o que significa num vasto conhecimento sociocultural que o Brasil
obtêm.
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