Fichamento – Texto 3
A Integração das tecnologias na educação - José Manuel Moran
O
texto se inicia expondo várias tecnologias presentes na sociedade atualmente, e
chama a atenção do fato que, cada vez mais, existe uma real integração entre
essas ferramentas. Por exemplo, hoje podemos comprar máquinas digitais e
podemos integrá-las à televisão para que as fotos possam ser visualizadas com
amplitude, também podem ser integradas aos computadores para que as fotos sejam
armazenadas, em pendrives, CDs ou DvDs.
Essa
integração é destoante em relação à educação formal, na qual estamos fortemente
inseridos. Muito pertinente esse trecho citado pelo autor, que quero aqui
ressaltar: “Estas tecnologias começam a afetar profundamente a educação. Esta
sempre esteve e continua presa a lugares e tempos determinados: escola, salas
de aula, calendário escolar, grade curricular.”
Porém,
as exigências da sociedade e do mercado de trabalho intensificam as mudanças na
escola, que precisa estar no mesmo passo que esses avanços, tanto no ensino
presencial como a distância. E essas mudanças trouxeram incentivo a educação a
distância como diz o autor no seguinte trecho: “A LDB legalizou a educação a
distância e a Internet lhe tirou o ar de isolamento, de atraso, de ensino
de segunda classe.”
*O
texto também nos leva a pensar outras questões a respeito desse mesmo tema, nos
pontos negativos, que obviamente também existem. Um desses, talvez o mais
aparente na EAD, é a auto-organização que o aluno deve apresentar. Cada um de
nós nasce com suas facilidades e dificuldades, e para alguns existe uma
dificuldade nata de organização em geral.
Esses
alunos sentirão mais dificuldades em administrar o tempo que é exigido para
cada atividade, pois no campo virtual, muitas vezes temos a impressão que
podemos protelar as atividades ao máximo. E se não houver disciplina o
suficiente, o aluno acaba por usar o tempo destinado para as atividades
escolares com outras atividades, o que pode resultar na perda do prazo
estipulado para a entrega do trabalho.
Ainda
existe o descompasso entre o domínio das tecnologias e a preparação em geral
dos professores, que tentam ao máximo manter os padrões da educação formal.
O
que ocorre freqüentemente é a introdução das tecnologias, como computadores e
Internet, porém sem uma formação de qualidade dos professores. As ferramentas
chegam, porém o que farão com elas? Muitos gestores se decepcionam por não
verem grandes resultados, mas não percebem que o problema deve ser trabalhado
nas raízes. E essas raízes são profundas, de uma escolarização padronizada por
décadas.
Exatamente
como cita o autor: “Convém que os cursos hoje – principalmente os de formação –
sejam focados na construção do conhecimento e na interação”, é justamente o que
propõem as tecnologias, a Internet, a sociedade de hoje, a integração.
O
autor finalizando com as seguintes palavras: “As mudanças na educação dependem,
mais do que das novas tecnologias, de termos educadores, gestores e alunos maduros
intelectual, emocional e eticamente”, me leva a refletir a cerca da amplitude
que a formação nos diversos setores da educação deve alcançar.
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